quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ENERGIA VINDA DE FORA

VENEZUELA


O governo venezuelano afirmou nesta quarta-feira que estudará ofertas de fornecimento de energia do Brasil uma vez formalizadas. A Venezuela vive uma grave crise energética que ameaça deixar o país no escuro. O problema obrigou o governo a decretar estado de emergência e a lançar um plano de racionamento em Caracas.
"Uma vez concretizadas as ofertas, igualmente as consideraremos", declarou o ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Alí Rodríguez, informou a agência de notícias estatal ABN.
A Colômbia anunciou que oficializará nesta quinta-feira uma oferta de fornecimento de energia à Venezuela que, quando lançada na segunda-feira, o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, rejeitou com o argumento de que Caracas está "ocupada e trabalhando" para gerar um sistema elétrico alternativo.
"Se houver alguma oferta por parte da Colômbia, a analisaremos, assim como também o faremos com uma oferta do Brasil", afirmou Rodríguez.
Sobre a proposta, Rodríguez explicou que se trata de que a Venezuela deixe de fornecer ao Brasil os 80 MW que vende e que, pelo contrário, comece a importar energia.
O governo atribui a crise à forte seca, enquanto a oposição a atribui à suposta falta de previsão e investimento no setor ao longo dos dez anos de governo Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário