terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CARNAVAL DE PROTO ALEGRE

Classificação final das escolas:


1º) Imperatriz – 239.0
2º) Restinga – 238.8
3º) Vila do IAPI – 238.7
4º) Embaixadores – 237.9
5º) Imperadores - 236.8
6º) Império da Zona Norte - 236.2
7º) Vila Isabel - 235.9
8º) Bambas da Orgia - 235.1
9º) Acadêmicos de Gravataí - 233.7
10º) Império do Sol - 233.1
11º) Praia - 226.8
12º) Acadêmicos de Niterói - 226.3
13º) Protegidos da Princesa - 222.6

CIÊNCIA

Criado transistor que imita funcionamento do cérebro


Notícia

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Um novo transistor projetado para imitar estruturas no cérebro humano pode abrir caminho para que os sistemas informatizados - cada vez mais eficientes - aprendam a "pensar" como seres humanos, dizem os cientistas. O equipamento é o primeiro a imitar um processo usado por células cerebrais, ou neurônios, quando as células enviam sinais para as outras. A pesquisa foi detalhada na última edição da revista Advanced Functional Materials.
Segundo o físico Dominique Vuillaume - autor do estudo, do Instituto de Eletrônica, Microeletrônica e Nanotecnologia da França, o objetivo é construir componentes do circuito em escala nanométrica que possam ser usados em computadores inspirados no funcionamento dos neurônios. ¿Esses computadores seriam úteis para as tarefas para as quais os computadores tradicionais não são muito bons, especialmente para processamento de imagens e reconhecimento¿, disse o cientista ao site Live Science.
Transistores são alicerces da eletrônica. Eles permitem o controle do funcionamento corrente elétrica através de um circuito, amplificando ou mudando a corrente ligada ou desligada.

Sinapse dos transistores

Da mesma forma, a sinapse, um pequeno intervalo entre neurônios vizinhos, é um componente crucial do cérebro. O neurônio transmite um pulso elétrico pequeno ao longo de seu comprimento, provocando a liberação de substâncias químicas, chamadas neurotransmissores, na sinapse. Os neurotransmissores atravessam a abertura sináptica e desencadeiam uma resposta no neurônio vizinho.
O sincronismo dos pulsos elétricos ajuda a determinar o tamanho de um sinal químico enviado. Em alguns neurônios, estímulos repetidos rendem resultados mais fortes. Em outros, múltiplos estímulos provocam respostas mais fracas. Essas adaptações, conhecidas como ¿plasticidades de curto prazo¿, acontecem em milésimos de segundos.
Nas falsas redes neurais criadas anteriormente eram necessárias pelo menos sete transistores para replicar a plasticidade de curto prazo. Com o novo transistor, chamado de transistor de nanopartículas de efeito de campo de memória biológica, ou Nomfet, é necessário apenas um. ¿Isso é importante porque com os transistores menores e mais adaptáveis, será mais barato e mais fácil reproduzir a escala de algumas sinapses artificiais para milhares¿, disse Vuillaume.

Nomfet

Para construir o Nomfet, Vuillaume e sua equipe colocaram nanopartículas de ouro entre dois eletrodos. As partículas, apenas cinco com 20 nanômetros de diâmetro, foram cobertas com uma camada muito fina de uma substância chamada pentaceno, que conduz eletricidade.
Cargas positivas chamadas "buracos", que são criados pela falta de elétrons no pentaceno, transmitem a corrente através desse vale de ouro.
Em cada entrada de tensão, alguns buracos estão presos temporariamente pelo ouro, e isso muda a saída elétrica do transistor. Dependendo da voltagem utilizada, o Nomfet pode produzir resultados mais fortes ou mais fracos  assim como os neurônios humanos submetidos a plasticidade de curto prazo.
Devido a esta capacidade de adaptação, o Nomfet é mais flexível que os transistores tradicionais, dizem os investigadores. O próximo passo, disse Vuillaume, é combinar vários transistores Nomfet juntos para ver de perto como se aproximam reais circuitos neurais.

O QUE É A NATUREZA!!!

O filhote de esquilo adotado mama na gata, em Envigado, na Colômbia


Na Colômbia, uma gata chamada Tito adotou um pequeno esquilo que foi batizado de Firuláis. O esquilo foi encontrado sozinho e ferido em um galho de árvore na cidade de Envigado por Ruben Dario Gaviria, dono de Tito. As informações são da agência AP.
Segundo Ruben Gaviria, o gato amamenta e cuida do esquilo desde dezembro de 2009, quando Gaviria o levou para casa.

ESTANDARTE DE OURO

Unidos da Tijuca é a campeã do Estandarte de Ouro


A escola também recebeu o prêmio pela Comissão de Frente

Unidos da Tijuca é a escola campeã do Estandarte de Ouro 2010. A escola que contou segredos na Sapucaí é a grande favorita do Carnaval do Rio de Janeiro. O prêmio é uma promoção do Jornal O Globo, criado em 1972, para premiar os grandes destaques do desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca.

Confira a premiação:

Melhor escola do Grupo Especial: Unidos da Tijuca
Melhor enredo: Vila Isabel
Melhor bateria: Portela, mestre Nilo Sérgio
Melhor samba-enredo: Imperatriz Leopoldinense
Melhor ala das baianas: Salgueiro
Melhor ala: Bloco Faz Vergonha, da Vila isabel
Melhor porta-bandeira: Ruth, da Vila Isabel
Melhor mestre-sala: Ruth, da Vila Isabel
Melhor puxador: Ito Melodia, União da Ilha
Passista masculino: Fábio, da Mangueira
Comissão de frente: Unidos da Tijuca
Revelação: Daniel, segundo mestre do Salgueiro
Personalidade: Tia Nadir, da Beija-Flor
Melhor passista feminina: Tina, Mocidade de Padre Miguel
Melhor samba do Grupo de Acesso: Império da Tijuca
Melhor escola do grupo de acesso: Estácio de Sá

CARNAVAL DE PORTO ALEGRE

Imperatriz Dona Leopoldina é a campeã do Carnaval 2010 de Porto Alegre


Escola apresentou enredo sobre a madrinha do samba Beth Carvalho

A Imperatriz Dona Leopoldina conquistou o título de campeã do Carnaval de Porto Alegre. Segunda escola a desfilar na segunda noite no Complexo Cultural Porto Seco, a agremiação apresentou tema-enredo em homenagem a Beth Carvalho. Este foi o primeiro título da Dona Leopoldina.
Durante toda a apuração, Estado Maior da Restinga e Imperadores do Samba, favoritas desde o início, concentraram as expectativas da torcida. A União da Vila do Iapi chegou a ameaçar a liderança durante a divulgação das notas, mas a Imperatriz Dona Leopoldina abriu a pontuação da metade para o fim e disputou o título décimo a décimo.
Praiana e Acadêmicos de Niterói foram penalizadas pelos jurados com descontos na nota. As duas escolas rebaixadas para o Grupo A foram a Acadêmicos de Niterói e a Protegidos da Princesa.
A apuração foi transmitida pela RBS TV e pela Rádio Gaúcha com uma diferença em relação aos anos anteriores: as notas dadas pelos jurados foram anunciadas separadamente por noites (escolas de sexta-feira e escolas de sábado) e só depois somadas para o ranking geral. Isso porque as planilhas dos jurados foram fechadas logo após o encerramento dos desfiles de cada noite,
Segundo o major Paulo Ricardo Quadros, comandante do 20º BPM, em torno de 3 mil pessoas compareceram ao Porto Seco apesar do tempo ruim, já que a garoa não deu trégua. A escola vencedora desfila neste sábado no Desfile das Campeãs. O ingresso é gratuito.