segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

IHA DA MADEIRA

Sobe numero de mortos na Ilha da Madeira, depois da enxurrada. Varia pessoa perdem tudo. Coeça agora o rescaldo para recuperação dos bens das pessoas envolvidas.

DOAÇÃO DE ORGÃOS

Cresce 26% número de doadores de órgãos no Brasil


Crescimento ainda é pequeno para atender a demanda de mais de 60 mil brasileiros
O Brasil registrou em 2009 número recorde de doadores de órgãos. Foram 1.658, ou 8,7 doadores por milhão da população (ppm). Isso representa um crescimento de 26% em relação ao ano anterior (7,2 ppm) e supera a meta da Associação Brasileira de Transplantes de õrgãos (ABTO), que era de 8,5 ppm.
O número de transplantes de rim — órgão cuja fila de espera é a mais longa no país — também superou a meta. Foram 4.259 cirurgias, 12,5% a mais que em 2008. Os resultados, segundo a ABTO, são os melhores já alcançados. O balanço completo dos transplantes realizados em 2009 será divulgado pela entidade amanhã.
— Se for mantido o empenho de todos os setores envolvidos, podemos alcançar em 2010 a meta de 10 doadores por milhão e de 4,8 mil transplantes renais, afirma o presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto.
Ele atribui o avanço no número de doadores ao trabalho de capacitação que vem sendo realizado com os profissionais de saúde, principalmente com os médicos que fazem a identificação de possíveis doadores e o intermédio com a família.
Mas o crescimento ainda é pequeno para atender a demanda de mais de 60 mil brasileiros que esperam por um órgão. Na Espanha, por exemplo, o número de doadores chega a 36 ppp. Nos Estados Unidos é 26. "No Brasil as distorções regionais são imensas. Os Estados de São Paulo e Santa Catarina têm índices de países desenvolvidos. Já na região Norte, apenas Acre e Pará tiveram doadores falecidos em 2009", conta Ferraz Neto.
Santa Catarina registrou o índice de 19,8 doadores ppm e São Paulo saltou de 12,2, em 2008, para 17,5 - alta de 43%. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul houve queda. As informações são do jornal O Estado

ACIDENTE EM CAXIAS DO SUL

Caminhão cai sobre residência no bairro Pio X, em Caxias do Sul


Ninguém ficou ferido durante o acidente, que ocorreu por volta das 8h30min desta segunda-feira
Um caminhão caiu sobre uma casa no bairro Pio X, na manhã desta segunda-feira, em Caxias do Sul. No instante do acidente, ninguém estava na residência, que fica na Rua Leonel Mosele, 2.709. A Brigada Militar ainda não tem a identificação do veículo nem do motorista.
Segundo o dono da residência, o pintor Robson Guilherme Pereira, 22 anos, ele e sua mulher, a operadora de telemarketing, Luana Manenti, 18, tinham saído de casa por volta das 7h50min, para ir trabalhar. Ao chegar no trabalho, o pintor recebeu a notícia do acidente.
— Eu ainda não estou acreditando nisso. Sorte que ninguém estava em casa, mas ficou tudo destruído, não sobrou nada — lamenta Pereira.
O pintor conta que sua residência era de alvenaria e estava toda mobiliada. Pereira, inclusive, tinha recém adquirido eletroeletrônicos e ia começar a pagar as primeiras prestações. Agora, segundo ele, não sabe a quem recorrer.
O pintor relata que chegou a conversar com o motorista do caminhão e ele mostrou-se bem, apesar do susto.