terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FUCA: UM VELHO SIMPÁTICO E AMIGO

Um dos modelos de carro mais simpáticos e populares de todos os tempos foi lembrado nesta quarta-feira por um motivo muito especial: hoje é o Dia Nacional do Fusca. Instituído há mais de 30 anos por Alexander Gromow, então presidente do Sedan Clube, o dia 20 de janeiro foi pensado para que os amantes do fusca pudessem comemorar a sua criação.

"No Brasil, o dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca", diz com entusiasmo Luiz Carlos Sindermann, morador de Porto Alegre e apaixonado pelo carro. Luiz lembra que a data foi instituída pela Volkswagen em 1989 e desde 1996 o modelo deixou de ser fabricado. Neste ano, o então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, torna oficial o Dia do Fusca.
De acordo com o site da Volkswagen, montadora responsável pela fabricação do modelo, os apaixonados por este ícone da indústria automotiva mundial promoveram uma série de eventos nesta quarta-feira, incluindo exposições, encontros e carreatas. Na Internet, blogs, vídeos no youtube e frases no twitter também lembraram o Dia do Fusca nesta quarta-feira.
Embora o dia do fusca seja 20 de janeiro, as homenagens ao carro, que já foi tema de filme (quem não se lembra do Herbie 53, do longa Se meu fusca falasse?), deverão se estender até o próximo domingo, 24/1. Dentre os eventos, há dois destacados pela Volkswagen, nas cidades de São Bernardo do Campo (SP) e Curitiba (PR).
No município da região metropolitana de São Paulo, o evento será realizado pelo Fusca Clube do Brasil no estacionamento do Shopping Metrópole, situado à praça Samuel Sabatini, 200. Na capital paranaense, o Rusted Live organiza uma exposição no estacionamento do Palácio Iguaçu, na praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Centro Cívico. Os dois eventos estão previstos para iniciar às 9h.

LIBERTADORES DA AMÉRICA

INDIO DESFALCA INTER: FOSSATI PREOCUPADO


O zagueiro Índio, do Internacional, não precisará passar por cirurgia em virtude da ruptura parcial de um dos ligamentos do joelho, sofrida na partida contra o Avenida, pelo Campeonato Gaúcho, no domingo. O jogador deverá ficar fora de ação por cerca de dez dias, o que pode comprometer sua presença na estreia do time na Copa Libertadores, dia 23 de fevereiro.

A gravidade do problema não é grande e o zagueiro precisará apenas fazer fisioterapia para se recuperar. É praticamente certa sua ausência na partida do fim de semana, diante do Esportivo, e nas quartas de final do primeiro turno do estadual, na quarta-feira.
Índio é o segundo zagueiro lesionado no Internacional. O outro é Fabiano Eller, que ainda não sabe quanto tempo ficará fora dos gramados. Ele ainda se locomove com o auxílio de muletas e nos próximos dias realizará uma reavaliação para saber a extensão no problema no pé esquerdo.

TARSO DEIXA MINISTÉRIO

Tarso Genro deixará o cargo de ministro da Justiça na quarta-feira


O ministro da Justiça e pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou nesta terça-feira que o atual secretário-executivo do ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, será o novo ministro da Justiça. A solenidade de posse do novo titular está marcada às 10h de quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República. A transmissão de cargo de Tarso para o novo ministro da Justiça será às 11h.
Luiz Paulo Barreto é funcionário de carreira do Ministério da Justiça há mais de 25 anos. Com experiência em Direito Internacional Público e Migrações, foi Diretor do Departamento de Estrangeiros por oito anos. Sob sua responsabilidade, foi implementado o Estatuto dos Refugiados no Brasil e criado o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).
De acordo com o Ministério da Justiça, também foi um dos principais articuladores para criação do Departamento de Recuperação de Ativos, em 2003. Auxiliou na implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e coordena, desde 2004, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP).