sábado, 20 de fevereiro de 2010

ECONOMIA

Troca de lâmpadas pode gerar economia de até 80%



Com o fim do horário de verão, a iluminação das residências, responsável por 14% do consumo de energia, pode aumentar. A simples troca de lâmpadas pode reduzir em até 80% esse gasto. Entre 19 e 23 horas, ocorre o maior consumo de energia elétrica decorrente do uso doméstico de lâmpadas. Se o País trocasse as lambadas incandescentes pelas econômicas, a redução do consumo chegaria a 37% no horário de pico, das 20 às 22 horas, segundo dados da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi).
A empresa Golden, especializada iluminação, dá as dicas sobre a lâmpada mais apropriada. As chamadas LED (diodo emissor de luz em inglês) e as fluorescentes compactas são opções para continuar economizando com o fim do horário de verão.
A incandescente, que responde por 50% do consumo de lâmpadas no Brasil, usa apenas 10% da energia que consome para gerar luz. Já a fluorescente compacta usa 25% da energia total consumida por uma incandescente com potência equivalente. Isto significa uma economia real de energia elétrica de 75% por lâmpada.
As fluorescentes também iluminam mais que as incandescentes de potência equivalente. Por isso, é possível utilizar uma lâmpada fluorescente compacta de 15W no lugar de uma incandescente de 60W para contar com a mesma quantidade de luz.
Cada lâmpada fluorescente permite reduzir o consumo de energia em até cinco vezes, com uma economia mensal de R$ 2 na conta de luz por ponto. De acordo com a empresa, a fluorescente dura até oito anos. No mesmo período, uma casa que use incandescente efetuaria oito trocas pelo menos.
As lâmpadas halógenas, muito usadas para iluminação decorativa, produzem mais luz e maior brilho comparadas às incandescentes, mas só estão disponíveis na temperatura de cor amarela. A de LED pode proporcionar economia de 90% na energia consumida devido à sua elevada intensidade luminosa com baixa potência. Além de converter 40% da energia que consome em luz, dura dez vezes mais que as halógenas e possibilita tanto luz amarela quanto branca.

CAVALGADA DO MAR

Cavalgada do Mar parte de Palmares do Sul


Grupo cumprirá percurso de 240 quilômetros até Torres em uma semana

Três mil cavalarianos partiram na manhã deste sábado da localidade de Bacopari, em Palmares do Sul, para marcar uma tradição gaúcha do Litoral Norte. A 26ª edição da Cavalgada do Mar se iniciou logo após o pronunciamento do comandante da cavalgada, Vilmar Romeira, às 8h. A governadora Yeda Crusius estava presente na abertura.
Com previsão de tempo bom durante o final de semana no Litoral Norte, cavalarianos do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro seguiram para Dunas Altas, em Quintão. Amanhã, partirão cedo e deverão chegar à Cidreira no início da tarde. Os cavalarianos costumam percorrer trajetos diários das 8h às 13h, aproximadamente.
Um dos destaques desta edição da cavalgada, que homenageia Anita Garibaldi, é o Piquete das Anitas, formado por amazonas de diferentes cidades do Estado.
A Cavalgada do Mar irá se encerrar no próximo sábado, em Torres. Até lá, o grupo fará um trajeto de 240 quilômetros.
Três mil cavalarianos partiram na manhã deste sábado de Palmares do Sul