segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

saude

Últimas de Vida e Saúde

» Saiba como proteger a saúde nos dias muito quentes

E a previsão é de que o clima abafado predomine em todas as regiões ao longo da semana, mesmo com o avanço de uma frente fria pelo Sul do País. O inconveniente é que os dias quentes podem trazer, além da fadiga, prejuízos à saúde e, em casos extremos, levar à morte.
Entre as reações estão tonturas, mal-estar, desidratação e desmaios. "Em geral, é a vasodilatação que causa o cansaço, as tonturas. Como abaixa o fluxo cerebral, o mecanismo de defesa do corpo é diminuir o ritmo para restaurar o equilíbrio", disse a infectologista Denise Zornoff, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.
A médica ressaltou que há grupos mais suscetíveis a terem problemas graves no verão (insolação): atletas que se exercitam sob o sol, idosos e crianças. "A reação extrema do corpo é caracterizada por taquicardia, tontura, dificuldade de falar, desmaios e até a morte."
Como, então, evitar essas situações? Em primeiro lugar, tente não sair nos momentos de pico (entre 10h e 16h). Esqueça as roupas escuras e de tecidos sintéticos, preferindo as claras de algodão.
Quanto mais soltas e arejadas forem as peças, melhor. Deixe as janelas abertas e busque sempre lugares ventilados. Quando decidir circular pela rua, aposte em óculos escuros, protetor solar, chapéu ou sombrinha.

Hidratação
Cuidados com a hidratação são fundamentais. A melhor maneira de se cuidar é ingerir água. "A recomendação fica em torno de dois litros de líquido por dia. Em medidas caseiras, seria o equivalente a oito copos. Quatro deles devem ser de água e o restante de outros líquidos", afirmou a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. As boas pedidas para os dias quentes são sucos, água de coco, chás claros e leite.
Engana-se quem pensa que apenas líquidos colaboram com a missão de se manter hidratado. Frutas, legumes e verduras também são aliadas dos precavidos, já que apresentam alto teor de água na composição.
Em média, são recomendadas de três a cinco porções diárias. Os apreciadores de bebidas alcoólicas devem reduzir o consumo. É que têm efeito diurético, assim como café, chá-mate e refrigerantes.

Sensação térmica
Tem seguido as dicas à risca, mas o calor o incomoda, principalmente na hora de dormir? A dica mais óbvia de como aliviar a sensação térmica é, sem dúvida, apostar no ventilador ou no ar-condicionado.
No entanto, algumas pessoas não se dão bem com esses aparatos, além de significarem um aumento substancial na conta de luz. "O ar-condicionado resseca o ambiente, podendo causar alergias, faringite, laringite. Se o ambiente estiver muito empoeirado, o ventilador pode levar o pó e incomodar também", disse a médica Denise.
Uma opção, apesar de os dias estarem bem úmidos (afinal, o que não falta é chuva), é colocar balde de água nos quartos com ar-condicionado, que ajuda a não ressecar o ambiente.
Caso isso seja impossível se refrescar nas piscina ou no mar, vele jogar água no corpo, ou pelo menos no rosto de tanto em tanto. Quem quer deixar as janelas abertas à noite, mas esquece a hipótese só de pensar nos pernilongos "atacando", pode providenciar telas contra mosquito, além de repelente no corpo ou inseticidas.
O ideal para ventilar bem o cômodo é deixar tanto portas quanto janelas abertas, para que possa haver deslocamento do ar.

CONCURSOS

Edital nesta terça-feira


Itaipu Binacional seleciona 157 servidores

Vagas são para níveis médio ou superior; remunerações de até R$ 5 mil

Salários de até R$ 4 mil

Fundação Estatal Saúde da Família da BA lança 1,2 mil oportunidades

869 oportunidades

Secretaria de Justiça do Distrito Federal abre prazo de inscrições



Assistente e assessor

Tribunal de Justiça do Piauí abrirá concurso com 70 vagas em breve

Resultado da enquete

Maioria dos leitores acredita que seleção da PRF deve ser anulada



Cargo de analista técnico

Susep: período de inscrições para 138 vagas se inicia nesta segunda



Cinco concursos iniciam inscrições nesta segunda

100 oportunidades

Sefaz do Rio de Janeiro abre prazo de inscrições

Professores

UFG abre seleção com 20 chances para substitutos



Médio e superior

Cofecon divulga gabaritos de avaliação de concurso

Banco Central

DPU/SP pede aplicação de avaliações em Braille

62 servidores

Ibama nomeia aprovados em seleção para analista

Recenseador - IBGE lança seleção com 191.972 oportunidades para o cargo

Sul do país - TRE do PR libera resultado de perícia e convoca para nova etapa

Poder Executivo - Ministérios do Trabalho e Justiça nomeiam 49 aprovados

Auditores fiscais - Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) abre 15 oportunidades

 Estado de São Paulo - Prefeitura de Franca prorroga inscrição para cadastro

FACULDADE NA TERCEIRA IDADE

A Universidade Estadual de Maringá abre inscrições a partir do dia 22 para cursos e oficinas voltados à terceira idade. A Unati, a Universidade Aberta à Terceira Idade, já está definindo seu cronograma, iniciando suas atividades com a oferta de 250 vagas e diversos cursos nas áreas de educação para a saúde, arte e cultura, conhecimentos sobre terceira idade, línguas estrangeiras, informática, oficinas de teatro, além de atividades físicas como dança e hidroginástica, entre outros.

Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente, sem taxa de matrícula e mensalidade. Não há também exigência de grau de escolaridade. O único requisito é ter mais de 55 anos de idade. As inscrições serão abertas no dia 22 e seguem até 27 deste mês. O critério de seleção é a ordem de inscrição.
"É a Universidade pública mais uma vez cumprindo seu papel", disse o reitor Décio Sperandio. Segundo ele, a Unati não se propõe a ser uma mera ocupação do tempo ocioso de velhinhos e sim garantir qualidade de vida às pessoas que atingem a Terceira Idade.
O projeto foi aprovado pelo Conselho Universitário no final do ano passado. "Queremos que a Unati tenha vida longa", diz Regina Taam, uma das idealizadoras do projeto.

ITAPUÃ PEDE POR SAUDE

A SAÚDE EM ITAPUÃ


Estamos sem médicos em nosso Posto de Saúde. Os profissionais que prestavam serviços médicos resolveram demitir-se, inconformados com a carga horária e conseqüentemente com o salário pago pela FAURGS. O pessoal que presta atendimento médico no Posto de Itapuã, em virtude de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Viamão, é contratado pela FAURGS, mantendo com ela vínculo empregatício.

A inexistência de médicos para atendimento da comunidade fecha o ciclo das dificuldades impostas aos moradores do Distrito de Itapuã. A questão da ambulância sempre foi um tormento para os pacientes necessitados de transporte, pois ou não havia ambulância ou esta, quando existente, não apresentava condições para transportar pacientes em geral, independente da moléstia. Além disso, sempre faltou e continua faltando medicamento para os portadores de doenças crônicas e que não têm condições financeiras para adquiri-lo.

O quê mais surpreende neste episódio é que a comunidade, por intermédio de suas lideranças, inconformada com os acontecimentos, promoveu uma reunião com a Secretária Municipal da Saúde onde apresentou suas reivindicações em documento firmado pelas mais expressivas lideranças de Itapuã e, daquela data a esta parte, a situação agravou-se a ponto de, agora, não termos médicos para atendimento da população do Distrito.

Não conhecemos o teor do documento firmado entre a Prefeitura e a FAURGS, mas é inconcebível que a substituição de um profissional ocorra com tanta demora, deixando a comunidade sem atendimento médico e revelando falha contratual ao não regular, prudentemente, a necessidade da eventual substituição de profissional médico no caso de ausência temporária ou, mesmo, demissão.

À comunidade, ante o descaso das autoridades, não resta outra alternativa senão protestar de forma veemente, embora organizada.

É com esse intuito que na próxima quinta-feira, às 19:00 horas, na sede da Associação Comunitária dos Moradores da Vila de Itapuã – ASCOMOVITA, estaremos promovendo uma reunião com as lideranças das entidades e com a comunidade em geral para definir uma nova forma de atuação, abandonando uma estratégia que se revelou ineficaz, por ações mais contundentes que sacudam o Poder Público de modo que sejamos respeitados e atendidos com a devida urgência.