sábado, 13 de fevereiro de 2010

SAÚDE

Cigarro faz mal até depois de apagado


Toxinas deixadas pela fumaça no ambiente podem contaminar outras pessoas

Mesmo após apagado, o cigarro continua sendo prejudicial à saúde de quem não fuma. As toxinas deixadas pela fumaça no ambiente, que aderem a uma variedade de superfícies, podem contaminar outras pessoas com substâncias potencialmente cancerígenas, mostra uma pesquisa do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA) publicada na revista PNAS.
A queima do tabaco libera nicotina na forma de vapor, que fica aderida a superfícies como pisos, paredes, carpetes e móveis, podendo persistir nesses materiais por semanas e até meses. Os pesquisadores sugerem o desenvolvimento de políticas para combater os malefícios dessa contaminação.
Uma pesquisa anterior, feita no Massachusetts General Hospital, nos EUA, e publicada em janeiro do ano passado na revista Pediatrics, constatou que menos da metade dos fumantes conhecia os riscos desse tipo de contaminação e que as crianças pequenas são mais suscetíveis a esse tipo de exposição, pois brincam e engatinham em lugares contaminados e levam as mãos à boca com frequência.

INCÊNDIO NA CAPITAL

Mulher morre em incêndio no centro da Capital


Seis viaturas dos bombeiros combateram as chamas na Avenida Salgado Filho

Uma mulher morreu em incêndio que atingiu apartamento no sexto andar do prédio número 233, na Avenida Salgado Filho, centro de Porto Alegre. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para controlar as chamas.
A vítima ainda não foi identificada, mas, segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela morava no local. O apartamento ficou parcialmente destruído, mas as chamas não se espalharam pelo prédio. Os bombeiros foram acionados às 16h20min. Após controlar o fogo, as equipes trabalhavam às 18h na procura de focos de incêndio.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) interrompeu totalmente um trecho da avenida, no sentindo Centro-bairro, durante o trabalho dos bombeiros. O trecho já está liberado.
Apartamento no sexto andar ficou parcialmente destruído

CURIOSIDADES DO CARNAVAL

Bahia dá sorte


Em 1969, quando foi anunciado que ''Bahia de Todos os Deuses'' seria o enredo da Salgueiro, os membros ficaram preocupados. Havia a crença geral de que o Carnaval sobre a Bahia dava azar. A coisa piorou quando foi determinado que a escola iria se formar do lado direito da Candelária, que, segundo os sambistas, também dava azar. Contra todos os prognósticos pessimistas, o Salgueiro foi campeão nesse ano.

Baianas

A ala de baianas na década de 30 era formada, quase exclusivamente, por homens que saiam nas laterais, das escolas, portando navalhas presas às pernas para defenderem as agremiações em caso de brigas.

Botequins do Estácio

A região do Estácio, morada de artífices, operários e biscateiros, vizinho de São Carlos, era um ponto natural de encontro. Convergência de malandros, alguns deles excelentes sambistas, tem uma história importante no samba. Os botequins do Estácio, sobretudo os do Compadre e Apolo, eram freqüentados pelos bambas que fundaram a primeira escola de samba.

Carnaval Multiestadual

No Carnaval do Rio de 1996, cerca de 20% dos componentes de escolas de samba como a Imperatriz Leopoldinense, a Portela e a Mocidade Independente vieram de estados como São Paulo e Minas Gerais.

CARNAVAL: DESFILES

Ordens dos desfiles


Confira o horário dos desfiles no Porto Seco

Sabado, dia 13

20:30 — Esporte dá Samba
22:30 — Acadêmicos de Gravataí
23:40 — Imperatriz Dona Leopoldina
00:50 — Praiana
02:00 — Vila Isabel
03:10 — Imperadores do Samba
04:20 — Acadêmicos de Niterói
05:30 — Estado Maior da Restinga

Domingo, dia 14

21:30 — Unidos do Vasquinho
22:30 — União da Tinga
03:30 — Acadêmicos da Orgia
00:30 — Samba Puro
01:30 — Unidos do Capão
02:30 — Realeza
03:30 — Filhos da Candinha
04:30 — Vila Mapa