sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM PORTO ALEGRE

Como curtir o Carnaval no Porto Seco

Serviço de ônibus e dicas de segurança

Nesta sexta-feira, no sábado (Grupo Especial) e no domingo (Grupo A), tem desfiles no Porto Seco. Veja aqui informações importantes em relação ao deslocamento até o Sambódromo, como linhas de ônibus que terão a frota reforçada, opções de lotações e questões relacionadas à segurança. Evite correria e congestionamentos e tenha um bom Carnaval.

Transporte

De ônibus

Além das linhas do transporte coletivo convencionais e dos lotações, a EPTC disponibilizará as seguintes linhas especiais

- E10 (Restinga Carnaval, via Lomba do Pinheiro) - Das 20h20min até 0h20min, saindo do terminal da Restinga Nova. Retorno no final dos desfiles.

- T6-1 - A partir das 19h até o final do evento.

- 633 (Costa e Silva) - Tabela horária normal com acréscimo de viagens durante a madrugada.

- B02 (Leopoldina Aeroporto) - Tabela normal com acréscimo de viagem no final da operação para atendimento aos usuários do trensurb.

- E33 (Centro-evento, via Sertório) - Dois veículos para fazer o deslocamento do Centro para o evento a partir das 16h e três veículos para fazer o atendimento no final do evento.

De lotação

Quatro linhas serão disponibilizadas aos foliões e torcedores que vão até o Sambódromo.

- 40.41 - Petrópolis-Fapa

- 60.1 - Sarandi

- 60.5 - Jardim Leopoldina

- 60.6 - Parque dos Maias

Segurança e trânsito

- A BM vai mobilizar 350 soldados sem cada dia.

- A Guarda Municipal ficará responsável pela segurança nos camarotes do Sambódromo.

- Agentes de trânsito estarão trabalhando nos dias de desfile na região do Porto Seco e em bairros da cidade.

- O estacionamento administrado pela EPTC estará disponível.

A RBS TV transmite, ao vivo, os desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre. Nas duas noites, serão 14 horas de transmissão exclusiva. Para tanto, foram destacados 200 profissionais, entre técnicos, produtores, repórteres, apresentador e comentaristas. Serão utilizadas 19 câmeras, entre elas, uma instalada no RBS COP – o helicóptero da RBS TV – para garantir que nada escape aos olhos dos telespectadores.

ARRUDA PRESO!!!!

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que deve decidir no início da tarde desta sexta-feira sobre o pedido de habeas-corpus do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), em Brasília. As informações são da assessoria de imprensa do STF.

Arruda se entregou à Polícia Federal no final da tarde de quinta-feira, depois que a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou sua prisão preventiva. O governador é suspeito de envolvimento em um suposto esquema de pagamento de propina conhecido como mensalão do DEM.
O advogado Nélio Machado, que representa o governador, disse considerar a prisão "abusiva, ilegal e desnecessária". A defesa afirma ainda que a decisão do STJ é "inusitada, porque a Constituição garante o direito de defesa"."Foi surpreendente", disse Machado, sobre a decisão.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ingressou no STF na quinta-feira com um pedido de intervenção federal. Segundo ele, há "uma verdadeira organização criminosa acastelada no governo da capital da República, com indícios fortíssimos de um esquema criminoso de apropriação e desvio de recursos públicos". O problema atingiria também o Legislativo, na opinião de Gurgel. "Temos uma Câmara dos Deputados em que grande parte dos parlamentares está envolvida nesse mesmo esquema".

Pedido de prisão

A Corte Especial do STJ referendou, por 12 votos a 2, o pedido do ministro Fernando Gonçalves, responsável pelo inquérito que apura as investigações sobre o suposto esquema de pagamento de propina. Votaram a favor da prisão preventiva, além do relator, os ministros Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Luiz Fux, João Otávio Noronha, Napoleão Maia, Massami Uyeda, Luis Felipe Salomão, Felix Fischer, Jorge Mussi, Castro Meira. Os votos contrários vieram dos ministros Nilson Naves e Teori Zavascki. O presidente da Corte, ministro Cesar Asfor Rocha, não votou, porque não houve empate.
Além de Arruda, a decisão da Corte inclui outras quatro pessoas: o ex-deputado Geraldo Naves, o ex-secretário de Comunicação do governador, Wellington Moraes, o ex-secretário particular de Arruda, Rodrigo Arantes e Haroaldo Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Também foi decretada a prisão de Antônio Bento, conselheiro do metrô do DF, preso em flagrante pela Polícia Federal há duas semanas, quando entregava R$ 200 mil ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. A tentativa de suborno teria como objetivo favorecer o governador nas investigações da Operação Caixa de Pandora, sobre o suposto esquema de pagamento de propina.

Entenda o caso

O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados no final do ano passado, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.
O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".
As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

CARNAVAL COMEÇA HOJE!

Armandinho irá se apresentar dentro do carro que deu origem aos trios elétrico

A comemoração dos 60 anos da criação do trio elétrico traz de volta às ruas de Salvador o Ford modelo 1929, pai dos trios elétricos contemporâneos. O carro, imortalizado por seus criadores, Dodô e Osmar, participará da abertura da festa. Nele será entregue a chave da cidade ao Rei Momo de 2010, Pepeu Gomes. Daí até terça-feira, cerca de 300 trios estarão espalhados pela capital baiana, desde os circuitos mais badalados, até as festas nos bairros.
Armandinho, filho de Osmar, acompanhou toda a transformação vivida em todos esses anos. Ele comanda o trio Armandinho, Dodô & Osmar desde 1974. Com a sua guitarra baiana em mãos, ainda entoa os mesmos sucessos que notabilizaram seus criadores, como a Vassourinha elétrica. Armandinho diz que o Carnaval baiano é muito mais do que o Rebolation e que, infelizmente, o público virou um espectador da festa. "O que se vê hoje é uma fila de trios passando e o público ao redor parado, assistindo.

REUNIÃO DA SAUDE



Realizou-se ontem em Itapuã, na ASCOMOVITA a reunião que deliberou as medidas que deverão ser adotadas pela Comunidade visando uma melhor atenção da Prefeitura para com Itapuã, em relação ao nosso Posto de Saude, que esta sem Médicos há mais de 20 dias.
Ficou decidido que será encaminhado ao Ministério Público uma manifestação de repúdio, e pedido de providências da Justiça, para que se tenha médicos o mais breve possível em nossa Comunidade. Estiveram presentes vários representantes das Entidades de Itapuã, e pessoas da Comunidade.