sábado, 13 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADES DO CARNAVAL

Bahia dá sorte


Em 1969, quando foi anunciado que ''Bahia de Todos os Deuses'' seria o enredo da Salgueiro, os membros ficaram preocupados. Havia a crença geral de que o Carnaval sobre a Bahia dava azar. A coisa piorou quando foi determinado que a escola iria se formar do lado direito da Candelária, que, segundo os sambistas, também dava azar. Contra todos os prognósticos pessimistas, o Salgueiro foi campeão nesse ano.

Baianas

A ala de baianas na década de 30 era formada, quase exclusivamente, por homens que saiam nas laterais, das escolas, portando navalhas presas às pernas para defenderem as agremiações em caso de brigas.

Botequins do Estácio

A região do Estácio, morada de artífices, operários e biscateiros, vizinho de São Carlos, era um ponto natural de encontro. Convergência de malandros, alguns deles excelentes sambistas, tem uma história importante no samba. Os botequins do Estácio, sobretudo os do Compadre e Apolo, eram freqüentados pelos bambas que fundaram a primeira escola de samba.

Carnaval Multiestadual

No Carnaval do Rio de 1996, cerca de 20% dos componentes de escolas de samba como a Imperatriz Leopoldinense, a Portela e a Mocidade Independente vieram de estados como São Paulo e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário