segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DEPUTADO MARCON DEBATE COM JUVENTUDE NO FSM

O parlamentar foi painelista no tema: criminalização dos movimentos sociais no RS. Na ocasião, Marcon reafirmou a posição do governo Yeda de priorizar os ricos e poderosos nas suas ações de governo, além de perseguir e criminalizar os movimentos sociais desde o início de seu governo. Segundo ele, o ápice dessa perseguição deu-se no ano passado, com o assassinato do agricultor sem terra Elton Brum da Silva, morto pela Brigada Militar, com um tiro pelas costas numa desocupação de terra, no município de São Gabriel.


O presidente da CCDH também relembrou aos jovens a importância da criação do Fórum Social Mundial em 2001, que teve o papel fundamental de discutir alternativas ao modelo neoliberal vigente à época. Segundo Marcon, esse mesmo modelo, gerador de miséria e fome, também foi um dos grandes responsáveis pela mudança climática no mundo. “Hoje a sociedade se dá conta que a monocultura de exportação, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a destruição das florestas para saciar a ganância do latifúndio e o uso de grandes extensões de terras produtivas para a plantação de lavouras de eucaliptos, em detrimento da produção de alimentos, apenas trás destruição e morte, com conseqüências devastadoras para a humanidade.
Segundo Marcon, as teses defendidas no Fórum em 2001 provaram estar corretas sobre o neoliberalismo, no entanto, passados 10 anos, a derrocada do modelo, culminando com uma crise econômica mundial, se faz necessário discutir um novo modelo de desenvolvimento global. Esse modelo, segundo Marcon deve garantir a preservação do meio ambiente, priorizando a geração de emprego e renda para os trabalhadores do campo e da cidade e buscando garantir o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário