sexta-feira, 19 de março de 2010

VIDA SEXUAL

A vida sexual se inicia cada vez mais cedo, diz psicóloga


Camisinhas extrapequenas levantam polêmica sobre o sexo precoce


A polêmica das camisinhas extrapequenas vendidas na Europa para adolescentes de 12 a 14 anos foi o tema de um chat com a psicóloga e terapeuta sexual e de família Ana Maria de Souza em zerohora.com. Para ela, a atividade sexual já se inicia cada vez mais cedo, antes mesmo dessa novidade. A questão despertou a curiosidade dos leitores: 180 participaram com dezenas de perguntas.
Ana Maria defende a importância de proteger a gurizada das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Contudo, a respeito do questionamento levantado pela leitora Camila, sobre máquinas de camisinhas instaladas em uma escola italiana, Ana Maria recomenda cautela:
— A pergunta é complexa, pois existe o aspecto positivo e aspecto negativo disto. Penso que esta forma de venda, ao mesmo tempo em que ajuda na prevenção, pode incentivar a prática do sexo. Lembrando que, na adolescência, os jovens são influenciados pelos col
Leitores mostraram-se preocupados em relação a como conversar sobre as novas camisinhas com os filhos ou estudantes adolescentes. A leitora Sandra, de Porto Alegre, perguntou o que deve responder ao seu filho de 11 anos caso ele a questione sobre as camisinhas PP.
— Dizer a verdade é o mais importante - respondeu a terapeuta — Se você está com receio de incentivá-lo pela informação, diga a ele que o objetivo desta camisinha é para os homens, ou meninos, que têm pênis menores. Sem necessariamente falar sobre idade.
A preocupação do leitor Hélio de Souza é a respeito da hora certa de discutir o tema.
— Devemos nos antecipar ao modismo e mostrar aos meninos ou esperar que eles descubram a novidade na escola para então falar sobre — perguntou.
A dúvida de Hélio é a mesma que muitos adultos têm, segundo Ana Maria.
— Muitos adultos têm dificuldades para falar sobre o assunto. Não falar sobre o assunto é ruim, pois aprender em casa proporciona o aprendizado com confiança e cuidado. Quando observares o menino se interessando pelo assunto sem ele perguntar aos pais, aí é o momento de se conversar. Mas devemos somente falar das dúvidas que ele tem. O conhecimento sobre a sexualidade tem etapas e cada uma delas tem dúvidas específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário