segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRESIDIOS

Canoas vai receber primeiro presídio privado




O anúncio oficial ainda não tem data marcada, mas a prefeitura de Canoas e o governo do Estado já acertaram que a cidade da Região Metropolitana vai abrigar uma penitenciária de grande porte. Na última quinta-feira o prefeito do município Jairo Jorge se reuniu com a secretária geral do governo Yeda Ana Pellini e apresentou uma nova área com cerca de 50 hectares. Fontes da Rádio Gaúcha confirmam que o acordo foi selado neste encontro. Na sexta-feira o terreno passou por uma analise técnica que está sendo concluída. Hoje a tarde técnicos das duas administrações vão se reunir para discutir esta avaliação.
A partir daí começará a negociação de quais incentivos Canoas vai receber como contra-partida. A prefeitura quer vantagens fiscais para incentivar o surgimento de indústrias e empresas no entorno da penitenciária.
A localização da área está sendo mantida em sigilo. O secretário de segurança de Canoas está em Brasília acompanhando o prefeito Jairo Jorge, que nesta tarde assina convênio com o Ministério da Justiça. Reservadamente a questão dos presídios também será discutida com representantes do governo federal. A primeira penitenciária construída e gerenciada através de Parceria-Público-Privada terá capacidade para 3 mil detentos que poderão trabalhar e estudar no local. O edital da licitação deverá ser lançado em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário